Campanha Doação Imposto de Renda 2013


Campanha Doação Imposto de Renda

Todos vocês, que fazem a Declaração do Imposto de Renda, pode destinar parte do Imposto de Renda ao IPIS – INSTITUTO DE PROMOÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL até  dia 28.12.2012.

A grande maioria dos Profissionais Liberais recebe honorários de Pessoas Jurídicas com retenção do Imposto de Renda, e em Abril do ano seguinte, efetuam a Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda, nesta declaração os honorários recebidos de Pessoas Jurídicas, Pessoa Físicas e outras fontes de rendimento, são somados e deduzidas as despesas permitidas pela legislação e acontecerá três possibilidades:

1- Recolhimento de Imposto de Renda (além dos já retidos);

2- A restituição parcial do Imposto Retido;

3- A restituição Total do Imposto Retido.

No caso dos itens 1 e 2, você pode contribuir com 6% do valor total do Imposto e deduzir no recolhimento ou restituir a mais. No caso do item 3, não restará valor para descontar a contribuição.

Sugerimos que você apure o valor retido com auxílio do seu contador, e recolha o valor apurado ao CMDCA (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) – BIRIGUI  6% deste valor.

O CMDCA – BIRIGUI é o órgão responsável legalmente pelo recebimento e destinação destas contribuições. O valor deve ser depositado na conta corrente deste órgão através de um Boleto pré-impresso já definindo a entidade filantrópica de sua preferência. É importante que a Instituição fique com uma das vias do boleto com os dados do doador para que o CMDCA possa fazer o recibo ao doador, aquele que vale para ser apresentado à Receita Federal no momento de fazer a declaração do Imposto de Renda e conseguir o abatimento de imposto.

Esta destinação não cria risco de fiscalização ao contribuinte, pois esta doação é declarada pelo CMDCA – BIRIGUI a Receita Federal do Brasil que cruza as informações com a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Você poderá tirar dúvidas sobre este procedimento nos seguintes contatos:

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA

Telefone: 3642 0050.

IPIS – Instituto de Promoção e Inclusão Social – Telefone: 3644 4760.

Venha fazer parte desta transformação! Doar é a forma de ajudar a construir um futuro melhor para estas crianças!

Hélio Hideyo Uchiyama

Presidente