Ata da reunião de diretoria 29/04/2009

Aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e nove, às quatorze horas, na sala dez do prédio sede, realizou-se a reunião da diretoria, contando com a presença dos membros conforme folha de presença anexa. Declarando aberta a reunião, o Sr. Hélio, presidente em exercício, agradeceu a presença de todos, declarando-se muito feliz em ocupar a presidência do IPIS, e afirmando que espera exercê-lo com bom proveito, pois será com muito amor que o fará, para isso sabe que contará com o auxílio de todos os membros. Em seguida apresentou a pauta da reunião.

  • 1. Envio de coroa de flores: Disse compreender a razão da atitude tomada, mas que ele julga que a organização não dispõe de caixa para cobrir tal despesa que deverá ser igual para todos os colaboradores. Dona Maria pediu a palavra e diz ser contra tal atitude a não ser que seja uma regra geral, mas que é contra porque sabe que o IPIS luta com o problema de caixa. D. Márcia sugeriu que a despesa seja rateada entre todos os membros da diretoria. Sugestão prontamente aprovada por todos. Neuzinha solicitou a Edilza, que entre em contato com os demais membros para colher a concordância com a aprovação.
  • 2. Feriados prolongados. Trabalhar ou não? O presidente esclareceu que geralmente a indústria e o comércio não adotam esse prolongamento, portanto os pais não tem onde deixar as crianças. Por isso apresentou a sugestão de que a instituição funcione de maneira onde haja um rodízio entre os funcionários; já que a freqüência das crianças nestes dias é muito pequena. Ana Cláudia relatou que no último feriado adotou esse sistema e deu certo. Questão aprovada.
  • 3. Horário de abertura: O presidente falou que sabe da existência de pais que gostariam de matricular os filhos no IPIS, porém o horário é conflitante com o horário de entrada na fábrica. Questão discutida, chegou-se à conclusão que se fará um estudo da possibilidade de um funcionário entrar quinze minutos mais cedo para receber as crianças, e sairá quinze minutos mais cedo. Isto se houver necessidade, quando forem efetuadas novas matrículas, pois segundo Ana Cláudia, atualmente não existe esse problema.
  • 4. Manutenção dos computadores, e compra de um “Pen Drive”: O presidente falou da necessidade de manutenção no computador da secretaria, e pediu que se providenciasse orçamento do serviço. A seguir propôs a aquisição de um “Pen Drive” como forma de arquivo dos dados do computador. Proposta aceita por todos os presentes.
  • 5. Pintura do prédio: O Sr. Hélio apresentou fotos das montagens de como será a pintura da frente do prédio, pedindo o parecer dos membros, quanto à escolha das cores da pintura, e do local que será escrito o nome da instituição. Decidiu-se ainda que se fará uma visita ao gabinete do Sr. prefeito, para ver se conseguimos que a prefeitura faça a pintura e o serviço de reforma da lavanderia e de assentamento do piso na cozinha. Em caso negativo, deverá ser providenciado orçamento dos serviços.
  • 6. Segurança do prédio e do equipamento: Ficou decidido que será realizada uma reunião com o comandante Stuchi para possibilidade de ser enviado um guarda para a vigilância constante do prédio. Para o equipamento, deverão ser feitos orçamentos de seguro contra roubo e, colocação de sensores na sala. O Sr. Hélio solicitou a Edilza que dê preferência aos bancos com os quais mantemos parceria.
  • 7. Recebimento de cheques de colaboradores: Ficou estabelecido que quando for depositado cheque entregue por colaborador e o mesmo for devolvido, só fazer a reapresentação do mesmo após consulta ao colaborador.
  • 8. Registro de empregados e recolhimento do INSS/FGTS: Deverá ser feito um estudo para regularizar a situação.
  • 9. Assuntos Gerais: Ao término das discussões dos assuntos apresentados, o presidente declarou estar livre a palavra a quem dela quisesse fazer uso. A Ana falou sobre o problema da funcionária Márcia, que está solicitando ser despedida “sem justa causa”, a fim de resolver problemas particulares. Após a discussão do caso, chegou-se à conclusão de que o IPIS não fará esta negociação. Se a funcionária quiser, sair, que peça demissão. Em caso de tentativa de pressão, com faltas injustificadas constantes, que se use o meios legais para tipificar uma “justa causa”. Isto deverá ser levado ao conhecimento da Sra. Márcia. A seguir, Neuzinha esclareceu o porque de prendas arrecadadas para o Bingo, não terem sido sorteadas. É que são brinquedos e que terão melhor saída no próximo bazar. As camisetas foram levadas ao bingo, na expectativa de que houvesse interessados para comprá-las. Os brinquedos e as camisetas serão relacionados e entregues para o bazar. O Sr. Hélio abordou a questão da assinatura nos recibos de doações, isto porque, tais recibos eram assinados pelos presidentes anteriores. Ficou determinado que os mesmos serão assinados pela Ana Cláudia e que deverá ter um controle através dos recibos numerados do talão. Prosseguindo, solicitou que fosse feito um controle quantitativo da freqüência das crianças, para posterior divulgação, onde se poderá avaliar o interesse da criança em freqüentar a instituição. Fez uma consulta sobre a possibilidade de ser criado um site, que dará uma maior transparência e ao mesmo tempo fará uma divulgação do IPIS, embora isto traga um aumento nas despesas. A idéia foi aprovada pelos presentes. A Márcia questionou se a Ana e a Edilza estão encontrando dificuldades no desempenho das funções. As funcionárias disseram não haver problemas. A seguir, o Sr. Hélio falou que a Edilza vem sofrendo perdas pecuniárias com o uso de sua moto que é utilizada quando realiza serviços bancários e demais assuntos de interesse da instituição. Foi unânime o consenso de que a mesma deverá ser ressarcida pelo consumo de gasolina. Neuzinha apresentou a programação para os próximos eventos, pedindo a divulgação para bazar que será realizado no dia 09/05/2009, também decidiu-se a data para a festa julina no dia 11/07 e o próximo bingo para o dia 12/09/2009.

           Elenice sugeriu que se peça para participar do leilão que acontece todos os anos na rádio, onde é oferecido um violão autografado pelos artistas que passam pela cidade durante o Rodeio. Aprovado. O Sr. Hélio comunicou que irá fazer com os alunos do SENAI, uma campanha para angariar prendas. Para isso, precisa de uma relação do que é prioritário para o IPIS. Em seguida, sugeriu que fosse feito um calendário permanente para as reuniões futuras, tendo ficado estabelecido que as reuniões serão realizadas todas as segundas sextas feiras de cada mês.

Nada mais havendo a tratar, o presidente declarou encerrada a presente reunião, da qual lavro a presente ata.


Hélio Hideyo Uchiyama
Presidente

Eurico Alonso
1º Secretário