Palavra da presidente

 

“Próxima a uma cidade há um grande floresta e, ao seu lado, um rio. Numa dessas manhãs de verão, em que coisas inesperadas acontecem,  a floresta é totalmente tomada por um fogo cujas labaredas, implacavelmente,  tentam destruí-la. Um garotinho apanha um dedal e, com ele, resolve transportar pequenas quantidades de água até a floresta. Um passante, aturdido com aquela situação, indaga ao garoto: - Menino, você está maluco, como pretende apagar um incêndio dessas proporções com apenas este dedalzinho? O menino responde: - Sei que não posso e nem pretendo apagar este fogo, quero apenas fazer a minha parte”.
Bem, em março de 2001, um grupo de pessoas e eu, após conhecimento da condição de miserabilidade em que vivem inúmeras crianças aqui de nossa cidade,  resolvemos fundar uma ONG onde fosse possível oferecer a uma parte dessas crianças condições e oportunidades de desenvolvimento sócio- cultural, inserção na sociedade bem como mostrar-lhes possibilidades de construção de uma personalidade melhor ajustada, condições estas que lhes dariam  possibilidades de construção de uma vida mais digna o que lhes era negado em suas origens.
Claro que não poderíamos atender a todas as crianças de Birigui que se encontravam e se encontram nessas condições aqui em Birigui, tampouco conseguiríamos atender a todos os anseios de todas essas  crianças que nos chegassem às mãos porém acreditávamos que se conseguíssemos transformar a vida de metade delas, estaríamos cumprindo o nosso objetivo.
Dessa forma, foi criado o IPIS que  neste 2013 estará completando a sua primeira dúzia de anos.
Nesse processo, como soe acontecer em todas as transações da vida, muitos se foram e outros tantos vieram, porém, estou aqui hoje, dia 01.01.2013, iniciando meu mandato como Presidente para o qual fui eleita até o dia 31.12.2014. 
A Nova Diretoria é composta por queridas e maravilhosas  pessoas que continuam acreditando no sonho juntamente com outras novatas que, sabedoras do Projeto,  acharam-no possível e resolveram a ele integrar-se.  A ela, Diretoria, exteriorizo o meu mais profundo agradecimento  e peço-lhe que me ajude na continuidade pois juntos nossos “dedaizinhos” poderão se transformar em um oceano.
Externo meus agradecimentos a:

· Nossos colaboradores financeiros sem os quais o trabalho ficaria comprometido.

· Senhora Maria Moggioni Fernandes, Presidente de Honra, que está no IPIS desde o seu primeiro momento de gestação.

· Senhores:  Rafael, Fernando e Hélio, três últimos Presidentes que me antecederam.

· Queridos e incansáveis funcionários, que incansável e diuturnamente, cumprem os planos delineados pelo IPIS.

· Voluntários, pessoas generosíssimas, que colocam horas de suas semanas ajudando na formação das crianças.

· “Grupo Amizade” cujas atividades têm rendido parcela financeira ao IPIS por sua participação no Grupo.

· Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na rua Mário de Souza Campos, 39, em Birigui, nas pessoas dos Senhores Aparecido Teixeira Costa, Débora Cristina Costa Souriente e Júnior Souriente, Bispo das 22 Igrejas de Birigui e pastores auxiliares, respectivamente. Referidos Senhores chegaram a Birigui, oriundos de Curitiba, portando um sonho de realizar um trabalho junto às crianças carentes e, por um desses encontros que a mão de Deus
encaminha, juntaram-se ao IPIS, neste ano de 2012. Maravilhosa dádiva!

· Banco do Brasil - UDS - Desenvolvimento Sustentável - Cidadania Empresarial - Projeto Voluntários BB BB/Fia Edição 2012, através da Super São Paulo - Oeste São Paulo que, no apagar das luzes de 2012, aprovou o Projeto “Biblioteca Amiga” e contemplou o IPIS com a quantia de R$ 28.500,00 para  para feitura de citada biblioteca.

· Não te deixei por último, Deus, Pai muito querido que todos esses anos me amparou, me iluminou e secou minhas lágrimas tantas vezes vertidas em nome desse Projeto, quis sim, pedir-lhe humildemente que  feche minha jornada até aqui percorrida e me dê suas Infinitas Bênçãos  nesses novos passos que me atrevo a caminhar.

Paz em 2013!

Maria Neuza Cunha

Presidente

Janeiro 2013


 




 

Fevereiro de 2011.

 

A Assembléia reunida em 05 de fevereiro de 2011 nos elegeu novamente para continuarmos à frente do IPIS no biênio 2011/2012.

Espero continuar contando com a dedicação de toda a Diretoria, Voluntários, Doadores e principalmente dos funcionários do IPIS, para juntos fazermos o melhor por essas 120 crianças atendidas.

O momento é de trabalharmos para fortalecermos a arrecadação, procurando novos doadores, negociando aumento com os atuais doadores, reforçar a campanha de arrecadação do Imposto de Renda, continuar com a campanha da Nota Fiscal Paulista e continuar com a realização de eventos.

Que Deus continue nos dando saúde e sabedoria….

 

Grato

 

 

Janeiro de 2011

 

Agradeço ao trabalho dos funcionários e diretores durante o ano de 2010.

Consolidamos as mudanças administrativas e o dia-a-dia da entidade está sendo realizado com maestria pela coordenação e pela área administrativa.

Algumas mudanças no quadro de funcionários aproveitamos como oportunidades de melhoria.

Nossa arrecadação foi superavitária em 4 mil reais, gastamos 120 mil reais e arrecadamos 124 mil reais.

 

Conclamo a todos para continuarmos o trabalho em 2011.

 

 

Janeiro de 2010.

 

Agradeço ao apoio dos voluntários, principalmente os diretores do IPIS, que trabalharam durante todos os eventos realizados durante o ano de 2009 e que permitiram que o IPIS mantivesse o equilíbrio financeiro, arrecadando praticamente o mesmo valor que foi gasto.
Os nossos colaboradores fizeram um grande trabalho, com as mudanças administrativas implantadas durante o ano, aumentamos de 100 para 120 crianças atendidas.

Meu agradecimento especial  aos nossos doadores e parceiros pela sua bondade e justiça social.

Iniciamos o ano com a boa notícia do apoio da CPFL ao nosso projeto de informática.

Agradeço a todos pelo trabalho em 2009.

Conto com a colaboração e dedicação de todos para repetirmos e se possível melhorarmos o resultado de nossa entidade.

Muita saúde e iluminação divina a todos os doadores, voluntários e funcionários extensivo aos parentes e aqueles que nos cercam, tenho certeza que nossa vontade e determinação nos trarão ótimos resultados em 2010.

 

Abraço a todos.

 

Hélio.

 

 

Março de 2009

 

Sinto-me honrado, feliz, preocupado, amparado e com muita disposição em assumir a presidência do IPIS para o biênio 2009/2010.

 

Honrado por estar à frente de uma entidade séria, que recebe verbas da Prefeitura Municipal de Birigui, do Estado de São Paulo e da comunidade biriguiense, que foi agraciada com doação (computadores, móveis, pintura do prédio e revestimento cerâmico para cozinha) da PróVida / Central Geral do Dízimo.

 

Feliz por colaborar com causa tão nobre, Entidade que desde 10 de março de 2001 colabora com a comunidade biriguiense educando crianças e adolescentes carentes de 6 a 14 anos e diminuindo a vulnerabilidade às drogas e a marginalização, dando-lhes educação cultural, social, esportiva e permitindo a sua integração sadia em nossa sociedade.

 

Preocupado em gerar receita para mantermos o balanço positivo como aconteceu nos últimos anos. Amparado por contar com funcionários eficientes e por diretores voluntários, abnegados, comprometidos com a causa.

 

Disposição para:

- educar crianças e adolescentes ao invés de recuperar adultos delinquentes;

- profissionalizar a administração do IPIS, fazendo com que a Diretoria trace as diretrizes de funcionamento e a Coordenação funcione como executora;

- aumentar a transparência colocando os planos, metas e resultados alcançados no site a ser criado pela entidade de modo que a comunidade possa fiscalizar os recursos aplicados;

- criar e acompanhar os indicadores para que possamos mostrar nossa evolução pedagógica e administrativa (assiduidade, número de alunos atendidos/docentes, custo anual/aluno; número de alunos por turma; perfil da clientela atendida; fonte dos recursos financeiros);

- aumentar a quantidade de doadores para que as atividades diárias não dependam da receita de eventos;

- aumentar o número de alunos atendidos com os mesmos recursos aplicados;

- utilizar os recursos financeiros de eventos para novos projetos;

- criar carta de valores e princípios mediante pesquisa com colaboradores e diretoria;

- tornar o IPIS uma entidade reconhecida e querida no bairro Quemil e adjacentes, permitindo que seja o ponto de encontro e união dessa comunidade.

 

Para que nossos objetivos sejam alcançados, solicito e conto com o auxílio de toda a comunidade Biriguiense.

 

Hélio Hideyo Uchiyama

Presidente 2009/2010.